O Poder das Marcas Sob o Consumidor

O Poder da Marca Sob o Consumidor

Lembre de quando sua mãe te pedia para ir ao mercado e na lista que ela te dava tinha:
1-Omo , 2- Nescau, 3-Q-boa, 4-Bombril, 5-Danoninho etc ….E depois ela falava trás o mais barato….

O engraçado que tempo passou e você começa a entender que aqueles não são os nomes dos produtos e sim das marcas.

Aí, vemos o poder que uma marca pode produzir em nossas mentes.E mesmo sabendo dessa marca x produtos, muitas vezes ainda cometemos a gafe.

Marca x Consumidor

Estudar o comportamento de compra dos consumidores é uma parte fundamental para que o marketing seja realizado com sucesso.

Nesse sentido “o maior dos especialistas na prática do marketing”, Kotler e Keller (2006) afirmam que os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor são fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos.

Assim, o desejo e a necessidade do consumidor podem mudar ao longo do tempo, pois a medida que uma criança cresce, ela absorve a valores, preferências,percepções de seus familiares, fazendo assim a ter uma necessidade e desejos diferente de uma criança de outra família.

Subculturas como, religião,nacionalidade, grupos sociais,também são tem muita influência sobre o comportamento.

Engel, Blackwell e Miniard (2000) complementam que o comportamento do consumidor são as ações que estão diretamente ligadas ao consumo e descarte de produtos ou serviços, assim como o se dá a decisão de compra por parte do cliente, desde a identificação da necessidade até a conclusão da compra, e também sobre o descarte do produto ou serviço.

Dessa forma, no contexto do comportamento do consumidor, diversos autores reiteram que a marca é um elemento influenciador nas decisões de consumo das pessoas.

 

 

 

 

You may also like