Surgimento do Táxi

Como Surgiu o Táxi ?

Hoje vamos falar sobre uns dos mais usados sistemas de transportes que temos em nossas cidades, TAXI ou “Uber”, o queridinho das pessoas atualmente.

Historicamente o táxi apareceu quando foi criada a aplicação de taxa de utilização através de taxímetros. Porém, o serviço de transportar qualquer pessoa que solicite o serviço é quase tão antigo como a civilização.

O primeiro serviço desse gênero apareceu com a invenção do riquexó — carro de duas rodas puxado por só um homem. Existia, porém em pouca quantidades, nas principais cidades da Antiguidade, pois era exclusivo das elites, que possuíam escravos para puxar esses carros.

Na Roma Antiga, circulavam liteiras (cadeira portátil coberta e fechada, sustentada por duas varas compridas que são levadas por dois homens ou dois animais de carga, um à frente e outro atrás) transportadas por dois ou quatro escravos que levavam quem solicitasse. Essa pessoa teria de pagar o preço previamente estipulado pelo amo desses escravos.

Apesar de já existirem veículos com rodas, os “táxis” romanos não os utilizavam devido às movimentadas vias de comunicação da metrópole.

Depois da Queda do Império Romano do Ocidente, os carros e carruagens foram sumindo das grandes metrópoles, tal como a sua população, que foi para o meio rural à procura de sustento. Este acontecimento deu inicio ao fim dos serviços de transporte público e privado.

Século V – Século XIX

Em 1605, apareceram em Londres as primeiras carruagens de aluguer — as hackney. O sucesso foi tanto que, em 1634, o aumento de carruagens de aluguer fazia com que as principais ruas da metrópole ficassem completamente engarrafadas.

Século XIX – Século XXI

Os primeiro táxis motorizados apareceram na Alemanhã em 1896 . No ano seguinte, Freidrich Greiner abriu uma empresa concorrente, na mesma cidade, mas os seus carros estavam equipadas com um sistema inovador de cobraça — o taxímetro.
E assim se deu inicio esse transporte que tanto nos beneficia e vem a cada ano se inovando.

You may also like